Grupos do Google

Participe do Publicitarios em Construção
E-mail:
Visitar este grupo


segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Quem disse que logomarca não existe? Vejo muitas em Sete Lagoas!

Uma marca, segundo à Wikipedia é: "A representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato (...) Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca." 


Muito além do citado acima, como todos sabem, o conceito de Marca transcende todas as questões tangíveis e vai além, muito além de um mero desenho e segue num conceito mais amplo no qual as vezes é até muito difícil de transcrever por envolver muitas outras questões.


Quero deixar em claro que este post não tem o intuito de difamar nenhuma organização, muito pelo contrario, estou aqui como futuro publicitário analisando nosso mercado local.
Saio as ruas e fico completamente assustado com muitas coisas que encontro por aí. No 3° período criei um blog para uma matéria do semestre que falava sobre a comunicação da cidade no âmbito geral. Num dos meus primeiros posts eu publiquei um 'achado' de um plágio da marca do Banco Bradesco. Talvez já tenha despertado em vocês também uma certa indignação do tal plágio, mas venho atraves deste post compartilhar novamente este fato. Antes de reescrever aqui, consultei se a empresa ainda existia, e acreditem, ainda existe:



Em novembro de 2006,  andava pelas ruas setelagoanas quando me deparo com uma caçamba de lixo em frente a uma construção. Reparei bem, e pensei... puxa isso me remete a algo que... antes que pudesse concluir meu raciocíno, veio em mente imediatamente: A marca do Banco Bradesco. Daí fiquei me perguntando: Como é que pode uma empresa copiar escrachadamente a marca de outra empresa? Totalmente sem noção. Por este e outros motivos eu digo e repito: Quem é que disse que logomarca não existe? Vejo muitas em Sete Lagoas:








O Bradesco possui uma marca fortíssima que passa credibilidade e confiança, além de crescimento e prosperidade. E a da empresa de materiais para construção, o que passa?


EMPRESA MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO X BANCO BRADESCO S/A




Conheça mais sobre a marca do Banco Bradesco:


A Marca Corporativa da Organização Bradesco incorpora elementos geométricos que dão forma ao tronco e à copa de uma árvore. Símbolo de vida, crescimento, abrigo e suporte, é o melhor modo de traduzir o inabalável relacionamento do Bradesco com os nossos Clientes, criando elos que se renovam com o tempo. Cada elemento gráfico da nova marca tem um significado.


Este traço é uma alusão à projeção celeste sobre o Brasil, a esfera central da bandeira.




Este traço sugere a faixa que corta a Bandeira Brasileira, onde se posiciona o lema "Ordem e Progresso".


A interseção destes dois traços é uma referência à conexão, ao atendimento e relacionamento com os nossos Clientes.


Juntos, estes traços rápidos, distintos e dinâmicos simbolizam inovação e tecnologia de ponta, características que diferenciam os Serviços Bradesco.


Os dois traços na base, um maior outro menor, sugerem o tronco, representando o compromisso de apoio aos Clientes, seja qual for o seu porte. Sugerem ainda uma paisagem urbana e um gráfico de barras ascendentes, refletindo o permanente otimismo do Bradesco sobre o futuro da economia brasileira.


Gostaria muito de saber todos os conceitos de criação da Marca Logomarca da Empresa de materiais de construção da cidade.


Na faculdade acostumamos a usar a nomenclatura 'Marca' ao invés de 'Logomarca', apesar de alguns autores ainda a utilizarem. Eu acredito e adoto 'Marca' ao invés de 'Logomarca' justamente por todas as questões que envolvem esta grande concepção. Por isso, me dei o direito de brincar no título deste post com a questão da 'Marca' x 'Logomarca'.



Fonte: Marca Logomarca San Rafael: Ebrac Listas Telefonicas e conceito da marca Bradesco: Rafael Faciolli. Foto: Arquivo pessoal.

5 comentários:

  1. Muita cara-de-pau! Cadê os designers? A criatividade? A originalidade, duvido que deva estar registrada no INPI! Hehe

    ResponderExcluir
  2. Bem... essas e outras "aberrações" acontecem mesmo aqui em Sete Lagoas descaradamente... Mas então, li o post do Thiago (pela segunda vez, pois já tinha lido no outro blog dele)e fui procurar mais sobre logotipo, logomarca e marca.. achei uma "comunidade" de design's com um texto muito bom então divirtam-se:

    http://www.designgrafico.art.br/pontod/mural/logomarca_erro.htm

    ResponderExcluir
  3. É recentemente fiz uma tarefa para a prof: Flávia, e foi sobre o Bradesco, e olha a grande sacada da instituição com relação as olimpíadas, além do mais se vocês perceberem o tema da campanha "Presença" tem tudo a ver com o que se trata de Brasil, ou seja em tudo a marca esta presente, e além da tipografia utilizada no tema acaba a remetendo a uma tocha olímpica, bom essa a diferença do “micreiro” e de um profissional de como nós estamos buscando a ser. O micreiro copia, e nós estudamos pra criar.

    ResponderExcluir
  4. HA! HA! HA! Que coisa esdruxula. É rir para não chorar. Muita canastrice !!!

    ResponderExcluir