Grupos do Google

Participe do Publicitarios em Construção
E-mail:
Visitar este grupo


domingo, 18 de outubro de 2009

É muita coisa pra um domingo só

Acordei nesse domingo de manhã, depois de uma noite perfeita curtindo o show d’O Teatro Mágico e resolvi abrir o MSN.

Parece que algumas pessoas resolveram me fazer um teste de paciência.

Três clientes que haviam me solicitado serviços resolveram me fazer algumas perguntas como se eu tivesse esquecido que eles estavam com meu orçamento em mãos.

O primeiro caso do dia (Cliente havia solicitado um orçamento para desenvolver um site)

- Cássio, como eu faço pra fazer um site?
- Contrata alguém pra fazer.
- Mas eu não tenho dinheiro. Não tem como eu fazer?
- Ah, tem sim. Abre o Word, vai em Arquivo, clica em Criar um Site e vai preenchendo os dados.

Como me deu vontade de responder isso. Para minha sorte a cliente ficou offline.

Não tem nada pior que desmerecerem seu trabalho. Talvez por essas pessoas executarem serviços totalmente operacionais, acham que fazer um site também funciona assim.

O segundo caso (Outro cliente que solicitou orçamento para desenvolver um site)

- Cássio, para colocar uma imagem num site, precisa ser em qual extensão? Pode ser em JPG?
- Como assim? (Fingindo não ter entendido a pergunta)
- E que dois amigos meus vão fazer um site e eles tão começando agora. Um vai fazer a logo e o outro vai fazer o site, mas eles não sabem como funciona.
- Olha, isso é o básico do básico, se eles não sabem isso, não precisam nem abrir o Dreamweaver (ainda dei a dica de qual programa usar, caso eles também não saibam).
- Eu não acho não. Mas muito obrigada! (Ficou puta, lógico)
- Na boa, eu não vou incentivar esse tipo de concorrência não.

E acho que não devemos mesmo não. Além do cliente não te contratar, ainda quer que você ensine o fornecedor que ele escolheu, a fazer o trabalho?

O terceiro caso (Cliente havia solicitado orçamento para refazer a logo da empresa dela)

- Cássio, você pode avaliar uma logo que um rapaz fez pra mim? É que ele vai fazer uma arte pra sair na revista e vai me dar a logo. (Suspeito...)
- Tá bom, me manda aí.

Ela me envia três logos que foram criadas da seguinte forma: Pega uma imagem no Google Images, escreve o nome da empresa com uma letra básica (Arial) e pronto!

- Olha fulana, eu não posso nem avaliar esse tipo de trabalho. A forma que ele criou não dá nem pra avaliar, fora que você não vai conseguir aplicar essa imagem nas peças que você precisa, como material impresso e a placa da empresa.
- E quanto você cobra pra fazer isso?
- Aquele preço que eu te passei pelo orçamento, lembra?

Aí a cliente começa a chorar o preço, pede desconto, pede pra dividir o pagamento e pede pra você entregar o serviço em menos de 24 horas.

Parece mentira mas é sério. E isso infelizmente é cada vez mais comum.

Como eu havia falado no outro texto, temos que valorizar nosso trabalho, não podemos concorrer com esse tipo de mercado.

Espero que entendam o que quis passar com esse texto. Em momento algum tive a intenção de ser arrogante ou prepotente, mas acho que principalmente no segundo e terceiro caso, o mínimo que você espera do seu concorrente é que ele saiba fazer o serviço.

É lógico que eu também não nasci sabendo, mas eu estudei, corri atrás, li muito, busquei informações e isso me ajudou muito. E se você tem pouca experiência e está começando na profissão, fique tranqüilo. Só o fato de você estar lendo esse texto, é sinal que você está buscando se atualizar e se informar.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Não vou falar muito não, pois você já sabe do meu caso. Mas fico muito aliviada de estar correndo atrás também e ter a certeza de que certas pessoas nunca vão concorrer com a gente no mercado... abraços... e você com certeza vai ser tornar um guru pra gente!!!!

    ResponderExcluir